Aprender de forma contínua em pequenos períodos e absorver o conhecimento para logo colocar em prática é possível e a ciência apoia. Isso se dá pelo microlearning. Entretanto, engana-se quem acha que a metodologia tem menos valor ou utilidade no dia a dia.
O microlearning vem da palavra grega “micro” que significa pequeno e tem tudo a ver com o e-Learning, no entanto, em pequenas doses. Isto é, são treinamentos que você pode aprender em um curto espaço de tempo.
Essa metodologia envolve flexibilidade, afinal, você aprende no seu ritmo e de diferentes formas.
No mundo VUCA que vivemos – ambiente de rápidas transformações, o microlearning acompanha justamente a nossa necessidade de adquirirmos conhecimentos em tempos de mudanças constantes.
Leia também: Compiladão de plataformas e cursos online gratuitos
5 motivos para aprender com microlearning
1 – Pouco esforço
O microlearning requer pouco esforço de treinamento e o conteúdo aborda tópicos simples. Além disso, você pode aprender de qualquer lugar, basta um celular na mão conectado à internet. O que nos leva ao segundo tópico.
2 – Na palma da sua mão
Você pode aprender algo no ponto de ônibus apenas por ter um celular em mãos. Embora o celular forneça essa mobilidade essencial para que o microlearning seja colocado em prática, não há nada que impeça dessa metodologia ser colocada em prática por meio de desktops, notebooks ou outro formato.
3 – Conhecimento rápido
O conteúdo é objetivo e curto para que seja de fácil compreensão e possa ser colocado em prática em seguida.
Dessa forma, você consegue aproveitar a sua janela de atenção com muito mais foco e aprender melhor.
4 – Aprenda no seu ritmo
Você cria o seu cronograma de estudos. Quer aprender todos os dias? Ok. Quer fazer em dias intercalados? Ok também. É você quem manda.
Já ouviu falar que de pouco em pouco a galinha enche o papo? Com o microlearning é a mesma coisa. Você constrói o seu conhecimento na base do processo.
5 – Faça um mix de formatos de microlearning
Vá do livro ao vídeo. Da carta de memorização a teste. Misture formatos e plataformas e aprenda de um jeito mais enriquecedor.
Leia também: O que é lifelong learning?
Exemplos de microlearning
- Aprendizado com cartão de memória
- Receber conhecimento em “pílulas” por e-mail, sms etc.
- Assistir pequenos vídeos educativos no YouTube.
- Resolver pequenos testes
No entanto, o aprendizado não se trata apenas de consumir conteúdo. Aqui estão alguns exemplos de microlearning que os alunos conseguem produzir seu próprio conteúdo:
- Aprender a escrever em um novo idioma.
- Aprender a desenhar recebendo um tema fazer o esboço (semelhante ao jogo “Draw Something” para iOS).
Benefícios do Microlearning
O microlearning não é apenas um subproduto da nossa curta atenção na era da internet ou uma metodologia de e-Learning abaixo da média para quando não temos muito tempo. De fato, a ciência o apoia como um método de aprendizado eficaz.
A pesquisa mostrou que aprendemos mais (e retemos melhor) quando estudamos em períodos curtos e focados do que quando somos forçados a prestar atenção durante uma hora de aula.
⚠️ Bettha alerta: não use isso como argumento para os seus pais.
Embora o microlearning não seja de agora, como o uso de cartões de memória e livros de perguntas, quando combinados com o e-Learning, eles se tornam ainda mais poderosos: elementos multimídia, estratégias de gamificação etc.
No entanto, apesar das grandes vantagens, o microlearning não é adequado quando o conteúdo é complexo e que precisa ser estudado e compreendido em detalhes.
Enquanto o microlearning ajudaria a aprender a linha do tempo dos eventos na história da Europa, por outro lado, não ajudaria para aprender seus motivos, interações e tendências mais profundas.
Portanto, embora seja ótimo para aprender “inglês para negócios” ou algum outro vocabulário dedicado, não funciona para aprender a falar inglês corretamente. Sacou?
Leia também: 5 cursos do Google que você desconhece
Cursos e outros conteúdos para colocar o microlearning na prática
TIM Tec
O Tim Tec é uma plataforma de cursos online, gratuitos e de curta duração para você aprender conceitos e logo colocar em prática.
Por lá você encontrará cursos de linguagens de programação, desenvolvimento de jogos e edição de imagens.
Me Poupe
Um dos canais sobre finanças mais conhecidos do país, é uma plataforma de microlearning quando o assunto é aprender mais sobre finanças e investimentos.
Técnicas de vendas
O curso da Rock Content ensina vendas em formato “inusitado”: e-mail. Ao se cadastrar, você receberá diariamente um e-mail com dicas sobre a área que mais cresce no país.
FazINOVA
O FazINOVA tem como cabeça a Bel Pesce, conhecida por sua experiência no mundo das startups no Vale do Silício.
Há vários cursos online e gratuitos com essa temática, como Canvas de Modelo de Negócios, O Mindset do Vale do Silício e muito mais!
Bettha
A nossa plataforma queridinha ajuda a conquistar aquele emprego, estágio ou trainee, oferecendo conhecimento em “pílulas”. Você pode fazer jornadas de conhecimento, aprender novas skills e ganhar pontos para te ajudar a encontrar aquele job!
Para conferir mais cursos online e gratuitos, confira essa lista com mais de 300 cursos!
O microlearning é um processo de rápida absorção de skills e outros conhecimentos do dia a dia. Aliás, ele é divertido e envolvente, funciona de verdade e não exige muito do seu tempo.
Todavia, se você quiser resumir esse texto em linhas gerais do que se trata o microlearning e compartilhar com os colegas do que se trata o assunto, podemos definir como:
“Microlearning: aprendizado em curto espaço de tempo. Ótima forma de aprender coisas simples e rotineiras a qualquer momento e de qualquer lugar.”
0 comentários