Para garantir a boa produtividade e satisfação dos funcionários, é necessário desenvolvê-los. Descubra 3 diferentes caminhos para oferecer oportunidades de desenvolvimento para funcionários para alavancar suas carreiras e a organização.
É fascinante ver as tendências do mercado de trabalho mudarem na economia moderna.
Antigamente, as empresas concentraram-se em extrair o máximo dos funcionários, sem sequer pensar em seu bem-estar. A produtividade dos funcionários era originada de um trabalho opressor em muitos casos. No entanto, o foco mudou para atrair e reter funcionários em um mercado repleto de oportunidades, benefícios e equilíbrio.
Por outro lado, líderes precisam otimizar a experiência dos funcionários – não apenas em momentos pontuais, mas a longo prazo. Logo, o desenvolvimento profissional é uma excelente maneira de mostrar que você reconhece e respeita o futuro deles tanto quanto os seus esforços.
Definindo o desenvolvimento profissional
Geralmente, funcionários altamente engajados estão satisfeitos com suas oportunidades de desenvolvimento profissional. No entanto, a falta de desenvolvimento profissional e sua consequente falta de crescimento é o motivo por trás da insatisfação e demissão.
Logo, empresas que investem nas carreiras de seus funcionários podem tê-los por mais tempo. Esse acaba sendo um fator que ajuda na taxa de retenção.
Onde quer que seus funcionários estejam em sua carreira, eles estão olhando para o próximo passo. E essa ambição é algo que deve ser incentivada.
Obviamente, uma coisa é os funcionários desejarem o desenvolvimento profissional. Outra é a empresa fornecer meios efetivos para isso.
Entretanto, definir o objetivo do desenvolvimento profissional pode ajudar a criar um plano de carreira sem altos e baixos. Dessa forma, a transparência fica evidente para cada profissional.
Métricas de desenvolvimento profissional para acompanhar
Em primeiro lugar, como está sua empresa no desenvolvimento profissional de seus funcionários?
O monitoramento de métricas ajudará você a responder essa e demais perguntas. Além disso, permite descobrir em quais fatores você deve se concentrar.
Taxa de rotatividade: seus esforços de gerenciamento de desempenho e desenvolvimento profissional afetam sua rotatividade?
Pesquisas de satisfação de funcionários: pesquisas de nível macro, oferecem aos líderes da empresa uma visão geral dos problemas com os quais os funcionários se preocupam. Além disso, é possível encontrar tendências. Por exemplo: como os funcionários comentam sobre seu plano de desenvolvimento profissional.
Métricas internas de contratação: qual porcentagem de posições estão ocupadas? Quantos funcionários atuais se aplicam à novas vagas?
Para saber mais, leia Indicadores de RH – Conheça 6 indicadores para fortalecer a sua estratégia.
Depois de ter essas análises, é hora de criar um plano de ação. Quando se trata de desenvolvimento profissional, há três categorias principais em que os funcionários desejam crescer: conhecimento processual, hard skills e soft skills.
Desenvolvendo conhecimento processual
Quando as empresas consideram o desenvolvimento profissional, a maioria pensa no conhecimento processual – ou na forma como pequenas tarefas se combinam para criar o resultado desejado.
Seja andando de bicicleta ou realizando uma chamada de suporte, o conhecimento processual faz a diferença entre um passeio instável e um desempenho dinâmico.
Leva tempo e treinamento para desenvolver conhecimento processual. De fato, o treinamento de novos funcionários nos procedimentos da empresa é um dos fatores que contribuem para o valor monetário que pode custar para substituir um funcionário.
Mesmo quando os novos funcionários têm habilidades semelhantes às dos veteranos da empresa, ainda é preciso tempo e treinamento para integrar-se à estrutura da equipe existente. Esse tempo tem um custo em produtividade do líder e horas de trabalho.
Os funcionários percebem como você aborda o conhecimento processual em sua empresa, desde a experiência de integração até a mais recente análise de desempenho. Estas são as perguntas que você deve fazer para avaliar como sua empresa lida com o conhecimento processual:
Seu programa de reconhecimento tende a destacar os funcionários que se saem melhor ou aqueles que encontram maneiras de melhorar o processo?
Os novos funcionários têm tempo e estrutura suficientes durante o processo de integração para compreender confortavelmente a cultura e a dinâmica de trabalho geral?
Progressão vs. Estagnação
Embora o conhecimento procedimental seja importante, é válido mostrar como os processos se desenvolvem na empresa e com os funcionários. Se nada muda na sua empresa, como você pode oferecer desenvolvimento profissional para seus funcionários?
Se os funcionários desejam espaço para sonhar com o futuro, eles precisam de desenvolvimento em áreas que signifiquem algo fora da empresa. Caso contrário, um sentimento de estagnação logo se instaura. E dessa forma, eles começam a procurar oportunidades nas quais têm mais chances de progredir em direção a seus objetivos de vida.
Ter funcionários que se sentem presos em seus cargos não é saudável – para eles e para a empresa.
Desenvolvimento de hard skills e soft skills
Um programa de desenvolvimento profissional precisa fornecer uma experiência significativa, permitindo que os funcionários desenvolvam skills juntamente com os procedimentos que mantêm a empresa funcionando.
As hard skills incluem educação, treinamentos, proficiência tecnológica e outras experiências. A maioria das hard skills são desenvolvidas fora do local de trabalho como um pré-requisito para o cargo.
Isso não significa que a empresa não possa oferecer oportunidades para os funcionários desenvolverem suas hard skills. Aqui estão alguns exemplos como viabilizar:
- Reembolso de aulas e horários flexíveis para aulas e trabalhos de casa
- Seminários de profissionais de outras equipes
- Treinamento em novas tecnologias
Já as soft skills concentram-se em como os funcionários tomam decisões e interagem entre si. Ou seja, representam as habilidades comportamentais subjetivas que regem as ações e reações dos indivíduos em diferentes ambientes – inclusive de trabalho.
Essas skills compreendem uma boa porcentagem do que as empresas procuram em futuros líderes. Características como comunicação, auto motivação, liderança, empatia e inteligência emocional, reduzem o atrito entre os funcionários para que eles possam trabalhar bem juntos.
Para saber mais sobre as soft skills, baixe gratuitamente o Guia de Avaliação de Soft Skills e descubra como fazer uma análise profunda sobre as características subjetivas de seus funcionários.
Frequentemente, essas skills se desenvolvem à medida que os funcionários vivenciam experiências únicas no trabalho. Seja para dizer gentilmente a um colega que seu trabalho não está dentro do padrão ou discordar de uma decisão.
Colocando em prática
O desenvolvimento profissional não precisa vir com trombetas e fanfarras. Afinal, se líderes e funcionários praticam a gestão de desempenho frequentemente, eles têm a oportunidade de reconhecer como o trabalho atende às três categorias de desenvolvimento profissional.
Abaixo confira uma divisão de reunião individual com essas categorias em mente.
Conhecimento processual
- Depois de desenvolver a confiança, o líder e o funcionário podem discutir e resolver falhas de procedimentos.
- Informar os funcionários sobre mudanças no procedimento e a lógica por trás deles.
- Perguntando o que os funcionários precisam da empresa.
- Transmitir feedback de outros departamentos.
- O líder pode fornecer acesso a outros áreas.
Hard skills
- Uma reunião individual oferece um espaço seguro para discutir questões técnicas e oferecer oportunidades de orientação.
- Os funcionários podem fazer recomendações de ferramentas e recursos para ajudá-los a no dia a dia.
- Os líderes podem transmitir suas experiências e responder às perguntas dos funcionários.
Soft skills
- Desenvolver um relacionamento que seja confortável perguntar aos funcionários sobre metas de longo prazo. Pois isso pode ajudar a identificar candidatos internos quando novas posições abrirem.
- Desenvolver um padrão regular de conversa mais pessoal, ajuda os funcionários a serem próximos sobre mudanças e como isso pode afetar o desempenho.
- Discutir metas ajuda os funcionários a decidirem as melhores maneiras de melhorar e alcançá-las.
Próximos passos
Um ótimo lugar para se trabalhar se preocupa com todas as áreas da vida do funcionário, não apenas com o trabalho do dia a dia.
Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional aos funcionários por meio de interações diárias, reconhecimento frequente e eventos especiais, mostra que você vê potencial e deseja crescer juntos.
Portanto, comece hoje mesmo a trilhar rotas para que todos os funcionários tenham a oportunidade de obter desenvolvimento profissional na sua empresa.
Você conhece outras formas de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional para funcionários? Compartilhe com a gente nos comentários!
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