9 dicas de recrutamento para colocar em prática ainda hoje

21 de outubro de 2019
por Larissa Florindo

Algumas práticas de simples implementação podem fazer toda a diferença no processo seletivo da sua empresa. Conheça 9 dicas simples de recrutamento e torne o seu processo muito melhor para o seu time e os candidatos!

O recrutamento pode ser uma tarefa um tanto árdua se houver muita burocracia, falta de processos e tecnologia. O pior é que essas falhas não afetam apenas o recrutador, mas também os candidatos. E dependendo da falha, você causará uma má reputação para a sua empresa por um longo tempo.

Uma estratégia de recrutamento verdadeiramente bem-sucedida envolve planejamento, tecnologia, equipe agilizada e organização.

Para ajudar a desmistificar o processo, reunimos 9 dicas de recrutamento para ajudar você a atrair os melhores talentos.

1. Promova referências de funcionários

Laszlo Bock compartilhou o segredo do sucesso do recrutamento do Google em seu livro Um novo jeito de trabalhar. Se você ainda não o leu, pegue uma cópia – ela contém informações úteis de um dos principais profissionais de operações de gestão de pessoas do mundo.

No livro, Lazlo descreve os desafios que o Google enfrentou em sua jornada para contratar os melhores candidatos para uma organização em escala exponencial. Ao longo do processo, várias experiências de aprendizado inestimáveis ​​se apresentaram.

O Google construiu sua “máquina de contratação auto-replicante” através de várias rodadas de tentativa e erro, mas, como qualquer grande conquista, começou com uma única etapa. Como Bock explica:

O primeiro passo para construir uma máquina de recrutamento é transformar todos os funcionários em recrutadores, solicitando indicações

Às vezes, as estratégias mais simples são as melhores:

1-  Contrate as pessoas mais incríveis que você conhece

2 – Mantenha-os consistentemente desafiados e felizes

3 – Incentive-os a trazer seus amigos mais talentosos

4 – Proporcione uma excelente experiência de candidato

5 – Repita (até que esse processo supere inevitavelmente as redes de funcionários)

2. Priorize a experiência do candidato

Uma experiência negativa pode dar à sua organização uma reputação difícil de se recuperar.

Nunca se esqueça: a experiência do candidato é a primeira interação de um funcionário em potencial com sua organização e sua cultura. Portanto, que ela seja positiva.

Quando a experiência do candidato é prioridade, os principais candidatos terão a impressão que a organização se preocupa com o pessoal, mesmo antes de fazer parte da equipe.

Esse é um sinal extraordinariamente poderoso (e positivo) a ser transmitido – não apenas para candidatos, mas para novos contratados e funcionários de longa data. Pois você está reforçando a importância do capital humano na sua organização. Além disso, você também está fornecendo um padrão comportamental para outros funcionários imitarem durante o processo de contratação.

Lembre-se também que, uma experiência negativa de um candidato indicado por um funcionário, não apenas deixará uma marca ruim para ele, como também para o funcionário que fez a indicação. E possivelmente, esse funcionário nunca mais irá indicar alguém.

O User Experience é um conceito muito usado na área e Web Design. Entretanto, seus princípios podem ser aplicados no processo seletivo. Para saber como utilizar o UX no processo seletivo da sua empresa, clique aqui para maiores informações.

Aqui está uma lista de verificação rápida para garantir que a experiência de candidato está no caminho certo:

  • Forneça um job description completo
  • Seja pontual.
  • Vá preparado – leia o currículo e verifique o LinkedIn antes da entrevista.
  • Seja educado, respeitoso e dê uma apresentação calorosa.
  • Ofereça e peça feedback.

3. Tenha um ótimo processo na hora de demitir

Pode parecer contra-intuitivo, mas uma ótima experiência de offboarding é um elemento importante de uma máquina de recrutamento bem-sucedida. Nem todas as relações de trabalho terminam em mal, e grande parte disso depende da maneira como os funcionários saem da empresa.

Assim como os funcionários atuais que amam sua organização o suficiente para recomendá-la a seus amigos, os funcionários anteriores podem fazer o mesmo. Às vezes, os funcionários anteriores podem ser uma fonte excepcional de indicação para novos candidatos.

Além disso, ex-funcionários que adoraram trabalhar na sua empresa, têm mais chances de retornar. Se e quando o fizerem, eles trarão de volta as habilidades únicas pelas quais você as contratou e, provavelmente, algumas novas. Excelente, certo?

4. Use ferramentas modernas

Agora, existem mais ferramentas do que nunca para ajudá-lo a melhorar a eficácia de seus processos de recrutamento e contratação, em larga e pequena escala.

O Trello pode te ajudar a criar um recruiting pipeline, manual de integração, manual de boas práticas etc. As opções são infinitas e você manterá tudo organizado e compartilhado com o time.

Já para o recrutamento é válido usar uma plataforma que ofereça agilidade, branded education e employer branding.

E aqui fazemos um adendo: a agilidade mencionada aqui não deve ser vista como “recrutar de qualquer jeito”. Usando uma solução que seja capaz de oferecer os melhores candidatos para a vaga, você economizará tempo e dinheiro – e manterá a assertividade da seleção.

5. Busque a diversidade

Uma equipe diversificada é uma grande vantagem competitiva, e a construção de uma começa com o processo de recrutamento.

Além de aumentar drasticamente a profundidade de seu pool de talentos, um programa de recrutamento focado na diversidade oferece a oportunidade de experimentar os inúmeros benefícios de uma equipe diversificada e inclusiva.

A diversidade pode assumir várias formas, o que é importante considerar ao tentar atrair um grupo mais diversificado de funcionários em potencial. Um programa bem-sucedido procura candidatos da mais ampla gama possível de experiências profissionais e também pessoais. O resultado será uma empresa sempre criativa e inovadora.

6. Pratique a contratação colaborativa

A contratação colaborativa é outra dica de recrutamento que pode causar um grande impacto. É importante por várias razões. Primeiro porque, provavelmente, há mais de uma parte interessada em seu processo de contratação. 

Cada nova contratação afetará o trabalho de outras pessoas. Isso não significa que você precisa de todos os membros da área para assinar um novo contrato, mas eles devem pelo menos estar envolvidos.

É importante ouvir as ideias da equipe e levá-los em consideração. Eles estão em uma posição única para fornecer informações sobre a posição e os candidatos que desejam preenchê-la.

A contratação colaborativa ajuda a proteger as empresas de uma série de preconceitos cognitivos – os erros de pensamento inerentes que todo ser humano comete ao processar informações.

7. Valor da qualidade sobre a quantidade

Você provavelmente já descobriu que um bom desempenho produz resultados significativamente  mais fortes do que aqueles ao seu redor. Focar na qualidade dos candidatos em vez do volume é uma estratégia de recrutamento muito eficaz.

Afinal, há menos custos envolvidos na contratação de dois funcionários excelentes que são uma combinação perfeita do que cinco bons funcionários que não são. Menos entrevistas, menos integração. Também há mais potencial para resultados excepcionais.

Lembre-se da qualidade enquanto trabalha para formar sua equipe. Você provavelmente descobrirá que o tempo e o esforço extra gastos para encontrar um candidato talentoso renderá excelentes resultados.

8. Comunique uma forte proposta de valor

Vá além das atividades a serem realizadas naquele cargo e informe o ambiente de trabalho e a cultura da empresa. Existe autonomia e flexibilidade? Informe-os.

Home office, recompensas e reconhecimentos são práticas? O salário é competitivo, assim como os benefícios? Inclua-os na sua apresentação.

Sua apresentação deve destacar e mostrar o máximo de valor existente na empresa.

9. Pense como um profissional de marketing

Qual é o employer branding da sua empresa?

À medida que os negócios evoluem, o mesmo acontece com o recrutamento. A tecnologia tornou mais fácil para as pessoas aprenderem muito sobre uma organização com apenas alguns cliques.

Assim como os clientes em potencial, os funcionários em potencial gastam bastante tempo pesquisando as empresas antes mesmo de se candidatar.

Há sites que oferecem aos funcionários em potencial um acesso sem precedentes e informações sobre a experiência que outros tiveram trabalhando em sua empresa. Isso pode ser positivo ou não, isso dependerá do RH.

Certifique-se de desenvolver o employer branding praticável pela empresa e não apenas para mostrar que ela é “cool” para os de fora. Mentira tem perna curta.


O recrutamento é uma etapa fundamental para se construir times fortes e talentosos. Toda atenção e cuidado são válidos para que você faça as melhores escolhas – mediante experiência do candidato, e não achismos.

Invista em tecnologia, processos e formas de agilizar o recrutamento para que o candidato em potencial fique com uma boa impressão e caso venha a se tornar um funcionário, possa ser uma engrenagem útil para o funcionamento da empresa.

Você tem mais dicas práticas de recrutamento? Deixe nos comentários.

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