Existem várias maneiras bastante simples de otimizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Conheça 5 dicas fundamentais para acelerar a contratação de ponta a ponta.
Muitas empresas estão trabalhando para tornar seus processos seletivos cada vez mais estratégicos no que tange a contratação, operacionais, mais modernos, eficientes e inovadores.
Além de ser um agente de mudança e posicionar sua empresa como empresa preferida, há muitas vantagens em colocar seu processo de recrutamento e seleção em modo ágil.
Uma abordagem automatizada, por exemplo, torna todo o processo mais prático e simples para ambas as partes.
Confira 5 dicas que podem otimizar o recrutamento e seleção de funcionários da sua empresa:
1. Defina a posição e quem você precisa para preenchê-la
Analise as necessidades do cargo antes de entrar em contato com os candidatos. Verifique as métricas de rastreamento de desempenho de ex-funcionários que ocuparam o cargo anteriormente. Analise também os resultados que outros funcionários entregaram.
Defina os parâmetros anteriores estabelecidos para os funcionários e determine se você pode encontrar uma maneira melhor de apresentar suas expectativas aos possíveis candidatos.
Com maior preparação, você pode evitar mal-entendidos desde o início. Além disso, esta etapa pode ajudar você saber se esse candidato é alguém que pode ajudar a continuar a construir a cultura que atraia mais talentos.
2. Faça perguntas diretas e relevantes
Às vezes, os responsáveis pela contratação fazem perguntas hipotéticas ou fora do comum que servem apenas para distrair e desorientar os candidatos. Essas perguntas não contribuem para aprimorar o conhecimento da pessoa. Mesmo que estes, tentem responder à pergunta com sinceridade.
Em vez disso, concentre-se em conhecer a experiência, a ética e os comportamentos do candidato por meio de perguntas realistas e que induzam à fatos.
3. Teste seus candidatos
Em muitos casos, os candidatos sentem-se confiantes em relação a certas habilidades. No entanto, nem sempre eles as possuem. Do mesmo modo, os funcionários acreditam que ao colocar o pé dentro do escritório, imediatamente, vão aprender tais skills.
A falta de habilidades e conhecimentos-chave podem ser problemáticos para a equipe para quem você está contratando o novo candidato.
Por isso, crie um teste básico para garantir que o candidato possua as habilidades fundamentais. Dessa forma, será possível analisar se ele conseguirá executar o trabalho sem a necessidade treinamentos especializados.
4. Desenvolva um comitê de seleção
À medida que você avança no processo de contratação, torna-se cada vez mais útil convidar colegas de confiança com diferentes perspectivas.
Escolha duas ou três pessoas, incluindo o líder da área e um outro membro mais experiente da equipe com quem o candidato irá interagir para participar de uma entrevista final.
5. Crie uma cultura no local de trabalho que atraia profissionais em tempo integral
Salários competitivos, pacotes de benefícios e ambientes de trabalho saudáveis, são apenas algumas maneiras de construir uma cultura de trabalho convidativa.
Quando você apresenta com precisão sua cultura a seus candidatos em potencial, fica mais fácil determinar se há promessas para uma carreira duradoura em sua organização.
O recrutamento e seleção de uma empresa costuma ser uma atividade que demanda tempo e atenção. Porém, com planejamento e organização é possível otimizá-lo.
Use a tecnologia, opte pelo simples e tenha processos para fazer o recrutamento e seleção uma atividade mais prazerosa. Para conhecer uma solução simples e inovadora para otimizar ainda mais o processo seletivo da sua empresa, clique aqui.
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