O employer branding é uma estratégia essencial para garantir uma imagem forte e positiva da empresa. Com a ascensão das redes sociais, as organizações se viram obrigadas a serem mais transparentes em relação ao processo seletivo, job description e a própria dinâmica de trabalho interno.
Além disso, atualmente as pessoas levam muito em consideração o que é falado sobre a empresa na internet, seja em notícias ou mesmo nas redes sociais. Depoimentos de quem faz parte da companhia também contam muito na tomada de decisão de profissionais ao aceitarem uma oferta de trabalho.
De forma geral, o employer branding é a reputação da empresa no mercado de trabalho como “boa empregadora”, ou de um “bom lugar para se trabalhar”. Como este fator tem um forte impacto na atração, contratação e retenção de talentos, é fundamental aplicar essa estratégia com foco e consistência para estabelecer uma marca positiva e desejável no mercado.
O processo de construção de marca empregadora tem como principais objetivos:
- equilibrar as recompensas e benefícios oferecidos em troca de desempenho;
- identificar políticas e programas exclusivos para demonstrar o compromisso com o bem-estar e o crescimento das pessoas;
- melhorar a compreensão de características únicas da organização;
- estabelecer a empresa como a escolha de profissionais;
- sustentar a marca como uma identidade viva;
- mostrar forte compromisso com as pessoas;
- atrair as pessoas mais talentosas do mercado;
- engajar, reter e fidelizar profissionais.
Origem do employer branding
Esse conceito se tornou popular nas organizações gradualmente, tomando posição de destaque nas pautas de Recursos Humanos.
Sua primeira definição foi em dezembro de 1996, no Journal of Brand Management, por Simon Barrow e Tim Ambler. Eles definiram employer branding como: “o pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos proporcionados pelo emprego e identificados com a empresa empregadora”.
Employer branding é um termo abrangente para o gerenciamento da marca da empresa, de seu posicionamento e marketing interno. É uma abordagem baseada em valor para moldar as percepções e os comportamentos do público interno, bem como de profissionais que podem vir a fazer parte da companhia.
Como colocar o employer branding em prática?
Aqui estão algumas dicas práticas para adotar na sua organização e promover a sua marca de maneira positiva. Confira!
1. Considere o momento atual
O primeiro passo é avaliar o cenário em que a empresa está inserida e o contexto atual. Por isso, ter uma escuta ativa para compreender as demandas do seu público interno e captar a percepção que ele tem é fundamental.
Em paralelo, faça um levantamento do que a organização oferece (remuneração, benefícios, auxílios, oportunidades de desenvolvimento, transparência, estilo de liderança, entre outros) e o quanto isso é relevante para as pessoas. Isso servirá como base para as demais ações.
2. Desenhe uma estratégia de employer branding
Essa é a etapa de planejamento, onde você definirá quais outros objetivos devem ser alcançados, além do fortalecimento da marca empregadora. Lembre-se que eles precisam estar em sintonia com a estratégia do negócio.
Você pode, por exemplo, avaliar se o foco estará na atração de talentos, ou em melhorar o ambiente de trabalho para que as pessoas queiram permanecer na empresa.
Além disso, é preciso fazer também um levantamento dos recursos que serão necessários, seja em termos financeiros ou de equipe. Tenha em mente que esta é uma iniciativa multidisciplinar e que é essencial contar com a participação de pessoas de diferentes áreas.
Defina ainda quais serão os indicadores, o posicionamento e a mensagem que a empresa quer comunicar.
3. Defina o EVP (Employee Value Proposition)
O EVP, ou a Proposta de Valor ao Empregado, está diretamente ligada às estratégias de employer branding porque estabelece o que a diferencia das demais e a torna única. Dessa forma, é possível gerar fidelização, retenção e atração de profissionais.
A partir do levantamento do cenário atual, como dissemos na primeira dica, defina qual é a oferta que despertará o desejo de profissionais pela empresa.
Você pode conferir mais detalhes nesse artigo que produzimos especialmente sobre este assunto: EVP: entenda o que é e como desenvolver na sua empresa.
4. Invista em endomarketing e em marketing de recrutamento
Como mostramos até aqui, o employer branding olha tanto para dentro como para fora. Por isso, é necessário atuar nas duas frentes.
Assim, de um lado, invista no endomarketing para que seu público interno seja o primeiro a comprar a empresa e sinta orgulho em fazer parte. De outro, tenha o marketing de recrutamento como parte da estratégia de atração de talentos com os perfis mais aderentes ao que a organização busca.
5. Seja transparente
Divulgue informações relacionadas ao nível de felicidade e engajamento das pessoas, relações de trabalho, desenvolvimento da comunidade, trabalhos voluntários e ações de impacto ambiental. Use as redes sociais para mostrar o cotidiano, as iniciativas e os eventos que envolvem a empresa.
Acima de tudo, só mostre o que realmente está acontecendo. Do contrário, sua reputação pode sofrer um impacto significativo por tentar fazer as coisas parecerem melhores do que são.
6. Promova bem-estar
Nos últimos anos, o cuidado com a saúde mental ganhou destaque, por isso as empresas também começaram a identificar oportunidades que garantem o bem-estar geral.
Algumas das iniciativas adotadas atualmente são:
- incentivos à prática de atividades físicas;
- parcerias com academias e clínicas de terapia online;
- palestras para discussão e conscientização sobre o tema.
7. Recompense e dê o devido reconhecimento
Empresas que reconhecem as contribuições das pessoas e as recompensam são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Para as pessoas, é fundamental que se sintam valorizadas e que a sua atuação faz a diferença.
Um ponto relevante é recompensar com algo valorizado pelos colaboradores, como bônus no fim do mês, dias de folga ou outros benefícios.
Leia mais: 3 dicas para se tornar uma empresa dos sonhos
8. Tenha uma cultura de justiça e diversidade
A maioria das organizações levanta a bandeira para a igualdade e diversidade, mas, na verdade, são poucas as que realmente possuem uma cultura que as promova. Procure garantir que o seu local de trabalho seja o mais diverso e inclusivo possível.
Isso vale para diferentes pilares, como:
- gênero;
- etnia;
- LGBTQIA+;
- pessoas com diversidade funcional;
- gerações.
Benefícios de adotar uma estratégia de employer branding
Quer saber os benefícios de implementar uma estratégia de marca empregadora na sua empresa? Continue lendo e confira alguns!
Colaboradores tornam-se promotores naturais da marca
Profissionais felizes trabalham com satisfação e motivação. Isso faz com que mostrem o quanto têm orgulho da empresa e, espontaneamente, ajudem na divulgação da marca.
Aumento da produtividade
Diversos estudos já mostraram que pessoas felizes e satisfeitas também produzem mais. Inclusive, existem empresas que chegaram a criar o cargo de Chief Hapiness Office. O cargo pertence a alguém da alta liderança, que fica responsável por estratégias e ações para:
- contribuir com a felicidade na organização;
- melhorar o engajamento;
- aumentar produtividade.
Atração e retenção de profissionais
Quando a estratégia de EB é bem-feita, as pessoas se interessam pela empresa e querem fazer parte. Por outro lado, quem já atua na organização, tem mais estímulos para permanecer.
Precisa de apoio para fortalecer sua estratégia de EB?
Neste artigo, trouxemos uma visão geral sobre employer branding para direcionar suas iniciativas em relação a este assunto. Mas, se ainda assim, você precisa de apoio para desenhar a estratégia ou aprimorar o trabalho que realiza, o Grupo Cia de Talentos pode ser seu parceiro nesta jornada.
Contamos com uma agência in-house, especialista em marketing de recrutamento, que possui o papel de fornecer todo o suporte para as empresas na atração de melhores talentos. Além disso, também desenvolvemos soluções customizadas de gestão de marca empregadora.
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