Até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações devem mudar. É o que mostra um estudo do Fórum Econômico Mundial de 2016. Conheça as Competências necessárias para o futuro do mercado de trabalho.
Desenvolvimento tecnológico
Inteligência artificial, robótica avançada, aprendizagem automática e automação no transporte são os fatores principais que terão impacto direto no mundo do trabalho: seja no desaparecimento ou surgimento de algumas profissões.
Muitos desses ofícios estão relacionadas a ações que as máquinas ainda são impossíveis de tomar. Assim, o foco do relatório está nas atividades que ainda nos fazem superar os robôs. Ufa! Os setores de consumo, saúde e energia, mídia e entretenimento têm sido mais afetados desde já pelas novas exigências de suas atividades, diz o relatório. Já as áreas de infraestrutura mobilidade e finanças deverão ter transformações mais profundas nos próximos anos.
Está tudo mudando, isso é fato! Por isso, flexibilidade e adaptabilidade viram pontos importantes nesse novo contexto profissional. Dessa forma, separamos 5 habilidades que todo profissional vai precisar desenvolver para ter sucesso no trabalho na próxima década.
-
Inteligência Emocional
Esse tópico não está nem no currículo acadêmico, mas a gestão das emoções é algo importante para a vida profissional. Assim, as soft skills – habilidades comportamntais – podem auxiliar a passar por uma crise com mais tranquilidade. A importância dada à inteligência emocional é mais recente no imaginário corporativo.
Saber avaliar as soft skills durante a entrevista de emprego é essencial para garantir uma contratação assertiva para a organização.
-
Resolução de problemas complexos
Muitas das atividades independente da área de atuação irão exigir habilidade para resolver problemas complexos. Afinal, com toda essa mudança no mercado de trabalho, aparecerão problemas novos para serem superados.
-
Criatividade e Pensamento Crítico
Os robôs perdem para nós em criatividade! Eles ainda não conseguem ter ideias surpreendentes ou desenvolver uma nova alternativa para um problema. Além da criatividade, os robôs também não conseguem ter um pensamento estruturado, uma comunicação clara, a habilidade de fazer as perguntas certas ou olhar para uma questão sob diferentes perspectivas: isso é o pensamento crítico.
-
Gestão de pessoas
Conseguir motivar, desenvolver pessoas e identificar talentos são as grandes funções de um gestor! Nos setores de energia e de mídia, esta habilidade é vista como uma habilidade chave até 2020.
-
Tomada de Decisão
Profissionais com habilidade em analisar dados e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputados. Afinal, um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa.
Conhece outras competências que serão necessárias para o futuro do mercado de trabalho? Compartilhe com a gente nos comentários!
0 comentários