Para muitos profissionais, a ideia de que a hora do feedback está se aproximando é assustadora. Isso tanto para quem irá receber um retorno sobre o seu trabalho como para quem irá falar sobre o desempenho das pessoas que lidera.
São dois os fatores que costumam tornar o feedback temido: a falta de frequência e a necessidade de falar e ouvir críticas. Falar sobre o desempenho profissional apenas uma ou duas vezes ao ano, por ocasião da avaliação formal feita pela empresa, pode tornar difícil comentar situações em que a liderança acredita que um membro da equipe deveria ter agido diferente e orientá-lo a respeito.
A pessoa que está recebendo a crítica, por sua vez, pode não compreender sobre o que está sendo exposto, se não tiver um exemplo concreto do comportamento que precisa ser mudado.
O feedback pode e deve acontecer com frequência, a cada entrega ou momento de mudança. Quando é dado logo após um comportamento ou situação inadequada é mais bem compreendido. Se a liderança não se manifestar, não há problema algum em pedir esse retorno. Essa atitude pode, inclusive, aproximá-la do time.
Leia mais: Quer uma equipe de alta performance? Invista na cultura de alta confiança
O feedback é um recurso valioso para alinhar expectativas, unir as pontas soltas e fazer com que todas as pessoas aprendam e cresçam juntas como profissionais, conquistando melhores resultados para a empresa.
Confira algumas dicas para dar um feedback da melhor maneira possível:
- Escolha um momento e local livre de interrupções e reservado;
- Inicie levantando e valorizando os pontos positivos e seus impactos;
- Ao falar sobre os pontos negativos e seus impactos, cite situações específicas;
- Seja descritivo e específico – foque no comportamento e não na pessoa (não faça julgamento de valor);
- Direcione o feedback para comportamentos que a pessoa possa modificar;
- A cada ponto colocado, procure entender como quem recebe o feedback se percebe em relação ao mesmo, buscando sempre construir um raciocínio conjunto;
- Sugira comportamentos alternativos e mostre benefícios;
- Coloque-se à disposição para retomarem algum ponto depois, se necessário. Às vezes, um feedback pode demorar para ser assimilado.
Lembre-se de que esse é um ponto importante no processo de desenvolvimento da equipe e que as informações dadas no feedback podem ajudar as pessoas a se sentirem mais motivadas na busca pelo aprimoramento.
0 comentários