O crescimento da sua organização e o sucesso dos colaboradores são fatores inseparáveis. Ou seja, são como duas faces de uma mesma moeda: uma não tem valor sem a outra, e ambas simbolizam quanto vale o conjunto.
Isso quer dizer que, para sua empresa decolar, você precisa ter times motivados. Portanto, eles devem estar:
- Engajados com os objetivos de negócio
- Felizes com as posições que ocupam
- À vontade no ambiente de trabalho
Mas como você pode analisar todos esses fatores? Acompanhando as métricas de RH, é claro! Afinal, contra dados não há argumentos e só assim você pode implementar ações assertivas para estimular o sucesso dos colaboradores e, consequentemente, atingir melhores resultados de mercado.
Então continue a leitura e confira como estimular o sucesso dos seus colaboradores!
Quais métricas definem o sucesso dos colaboradores?
Existem várias formas de medir o sucesso dos colaboradores. Algumas delas estão vinculadas aos resultados que eles produzem. Outras, ao nível de satisfação que apresentam em relação à empresa. Por esse motivo, selecionamos algumas que não podem faltar no seu acompanhamento. Veja:
#01 Produtividade
Você pode medir a produtividade em função das metas e objetivos atingidos pelo seu pessoal. Neste caso, o cálculo é feito considerando:
- Tempo
- Custos envolvidos
- Qualidade do produto ou serviço final
Para encontrar o resultado, divida a quantidade de produtos ou serviços entregues pela quantidade de recursos utilizados para sua criação.
Esta métrica pode ser aplicada tanto de forma individual como coletiva. Ao mensurar a produtividade da equipe, você tem condições de saber como está a motivação das pessoas, por exemplo. Além disso, essa métrica de RH traz insights importantes sobre como você pode melhorar as condições de trabalho a partir da adoção de novas tecnologias.
#02 Satisfação
O nível de satisfação demostra o quanto seus funcionários são leais à sua marca empregadora e estão satisfeitos com a organização.
Pra isso, ele identifica a probabilidade do colaborador recomendar a sua organização para outras pessoas como um bom lugar para trabalhar. E uma das melhores formas de medir esse KPI é através das pesquisas eNPS (employee net promoter score).
#03 Absenteísmo
O absenteísmo, por definição, tem um enorme impacto nos resultados da sua organização e no sucesso dos colaboradores. Afinal, altos índices de faltas geram muito trabalho parado. O que pode afetar, inclusive, outros processos relacionados.
Para calcular o absenteísmo, você deve calcular o número médio de horas trabalhadas. Então, compare este resultado com os índices de produtividade para entender até onde a ausência está afetando o andamento das tarefas.
Por outro lado, a alta dessa métrica também pode significar que os colaboradores estão insatisfeitos com alguma coisa. Nesse sentido, busque identificar os motivos das faltas para tratar os problemas na raiz.
Times de alta performance: entenda o conceito
Trabalhar com times de alta performance é bom para a empresa, pois melhora seus resultados. Também é excelente para os trabalhadores, que se sentem parte de um ambiente produtivo, onde os esforços valem a pena.
Mas o que são times de alta performance, exatamente?
São colaboradores que trabalham ao redor de objetivos comuns, sendo que cada um entende sua parte e o quanto ela é importante para o todo. Essas equipes não têm medo de desafios e são organizadas o suficiente para compreender que cada pessoa tem seu tempo. Mas isso não significa que eles vão deixar de entregar soluções e resultados.
O RH e o sucesso dos colaboradores
Se você já entendeu o que precisa medir em sua equipe e que tipo de time gostaria de ter em sua organização, só falta colocar a mão na massa para gerenciar e melhorar o desempenho de seus trabalhadores. Confira nossas dicas para estimular o bem-estar dos funcionários e colher os frutos desse investimento!
1. Comunique claramente as expectativas da empresa
Tenha em mente que o sucesso dos colaboradores está diretamente ligado ao sucesso da empresa. Então, seus times precisam compreender o que a organização busca. Para isso:
- Busque um alinhamento de expectativas
- Comunique os objetivos da empresa a todos
- Deixe claro qual é o papel de cada um na busca por esses objetivos
Inclusive, vale a pena desmembrar os objetivos estratégicos em metas individuais e coletivas. Assim, os colaboradores entendem exatamente o que devem fazer para contribuir para o todo e ganhar sua recompensa.
2. Faça avaliações de desempenho regularmente
Ao fazer avaliações de desempenho periodicamente, você tem uma excelente ferramenta para analisar o desenvolvimento de cada colaborador. Desse modo, consegue orientar melhor sua equipe com relação às competências que ela precisa desenvolver para ter mais sucesso no médio e longo prazo.
Além disso, as avaliações de desempenho demonstram que você, assim como a empresa, estão preocupados com a performance dos colaboradores. Algo que traz mais segurança para eles e engajamento com a marca.
3. Invista em treinamentos
Com certeza você sabe a diferença entre o desempenho de um funcionário preparado e o de alguém que não recebeu o treinamento adequado. Portanto, para estimular o sucesso dos colaboradores, você precisa investir em treinamentos. Eles podem ser de duas categorias:
- Técnico-operacionais
- Comportamentais
Os primeiros são mais fáceis de ministrar e de avaliar o impacto. Por outro lado, os comportamentais merecem uma atenção redobrada, já que seus efeitos são mais subjetivos. Por isso, muitas empresas já utilizam nossos mapeamentos de perfil para entenderem melhor como seus funcionários agem nas mais diversas situações.
4. Aja na motivação
Qualquer pessoa trabalha melhor quando se sente motivada. Então, se você quer otimizar o desempenho das equipes, precisa pensar em formas de elevar o astral dos seus colaboradores.
Primeiramente, verifique a saúde do clima organizacional com pesquisas internas. Em segundo lugar, reduza os atritos entre pessoas e setores, buscando uma comunicação mais fluida e assertiva. Depois, o terceiro ponto a ser trabalhado é a remuneração e os incentivos. Você pode, por exemplo, implementar um clube de benefícios.
5. Empodere as pessoas
Se sua organização capacita permanentemente seus funcionários e oferece um ambiente de trabalho agradável, por que não permitir que cada um tenha liberdade para decidir e executar tarefas?
Delegar é fundamental! Portanto, confie na sua equipe e implemente um modelo de trabalho baseado em projetos, por exemplo. Assim, é possível focar nos resultados sem, necessariamente, ficar “pegando no pé” de ninguém.
6. Aposte na tecnologia
Conhecimento e experiência não são nada sem as ferramentas corretas. Então, implemente as tecnologias necessárias para garantir o sucesso dos colaboradores. Verifique quais processos podem ser automatizados, quais etapas podem ser eliminadas e como é possível fazer fluir todos os fluxos de trabalho, por exemplo.
Gostou dessas dicas? Então, agora que você já sabe como estimular o sucesso dos colaboradores, vale a pena entender melhor como trabalhar a sua marca empregadora!
0 comentários