Durante a pandemia de coronavírus, 80% das empresas adotaram o home office para manterem suas atividades em andamento. Antes disso, apenas 49% das organizações tinham essa prática.
A experiência forçada mostrou que é possível ter produtividade e engajamento mesmo com os times trabalhando remotamente. Inclusive, a prática se tornou vantajosa para algumas organizações. Afinal, o home office, ou um sistema híbrido, pode diminuir os gastos com o aluguel de grandes escritórios e com os investimentos para concentrar todos os colaboradores em um único espaço.
Pensando nisso, muitas empresas já declararam que o trabalho remoto não deve desaparecer, mesmo com o final da pandemia. Então, se a sua faz parte desse grupo, ainda que parcialmente, vale a pena conhecer nossas 5 dicas de iniciativas para deixar o home office melhor. Seus times vão agradecer e a produtividade da sua empresa também!
#1 – Flexibilize os horários
Uma das vantagens do trabalho remoto é que as pessoas não perdem tempo com deslocamentos. Então, em teoria, isso aumentaria a disponibilidade delas para o trabalho. Contudo, nem sempre é assim!
Muitas pessoas assumiram novamente as rotinas da casa, como lavar roupas, fazer a limpeza e preparar as refeições, por exemplo. Nesse sentido, para tornar o home office melhor, mais confortável e menos estressante, procure flexibilizar o horário de trabalho.
Prefira a gestão por projetos, na qual cada pessoa sabe exatamente o quê, quando e como tem que entregar suas tarefas. Existem inúmeras ferramentas que permitem acompanhar a evolução das atividades.
#2 – Forneça as ferramentas necessárias
Para que o home office não se torne um pesadelo para os funcionários remotos, eles precisam das ferramentas de trabalho adequadas. E o maior exemplo disso é uma internet de boa qualidade.
Uma forma de a sua empresa colaborar nesse sentido, é dar subsídios para que os funcionários possam contratar planos mais robustos de internet. Pagar a conta telefônica, quando usada para o trabalho, também é uma boa ideia.
#3 – Quebre o clima de distanciamento
A sinergia entre a equipe é fundamental para manter todos engajados. Mas, quando se trabalha remotamente, é inevitável que haja um certo distanciamento. Afinal, não há o contato constante entre colegas.
Para evitar que esse distanciamento gere um clima de isolamento, promova encontros virtuais. As videoconferências não precisam ser apenas para reuniões formais.
Crie um momento online de descontração, para que todos possam contar um pouquinho de como são suas rotinas em home office e trocar ideias sobre questões pessoais e de trabalho.
#4 – Ofereça um mimo
O sentimento de pertencimento também pode ser fortalecido mesmo com o home office. Tudo o que você tem a fazer é levar a empresa até seus colaboradores.
Crie kits de materiais exclusivos da sua marca, como mouse pads, adesivos, porta-lápis ou canecas, por exemplo, e envie para cada funcionário.
Se a sua empresa costuma comemorar os aniversários do mês, pode transformar essa celebração no envio de uma cesta de café da manhã, por exemplo. Nessa data, seria ótimo que todos os colaboradores estivessem reunidos, aproveitando a dica anterior.
#5 – Para um home office melhor, mantenha a gestão de pessoas mais próxima
Dentro da empresa, fica mais fácil observar mudanças de comportamento ou comentários sobre dificuldades que algum colaborador esteja passando. No home office, isso se torna um pouco mais difícil. Portanto, desenvolva canais de comunicação que deixem o setor de gestão de pessoas mais próximo dos funcionários.
Um bate-papo entre gestor e colaborador por semana, em particular, pode ajudar a identificar possíveis dificuldades e sanar qualquer problema antes que ele tenha impactos negativos.
Desenvolver ferramentas de feedback constante é outra maneira de dar o suporte necessário para os funcionários remotos. Afinal, quanto mais informação sua empresa tiver, maior será sua capacidade de análise e tomada de decisão.
Quer deixar a vida dos seus funcionários remotos ainda melhor? Saiba como o Employer Branding pode ajudar!
0 comentários