5 dicas de RH para reduzir o seu tempo de contratação

Categoria(s): RH
13 de dezembro de 2018
por Recrutamente.com.br

Confira estratégias simples para reduzir o tempo de contratação, otimizar o seu recrutamento e poupar a sua empresa de prejuízos por falta de agilidade.

Você quer aprender a como treinar sua equipe para fechar vagas mais rápido na sua empresa? 

O fechamento de uma vaga é um dos pontos mais importantes de uma área de Recrutamento em Recursos Humanos. Em caso de demora, as organizações enfrentam perda de produtividade e consequentemente, de dinheiro. 

Porque o tempo de um recrutamento é tão importante?

Custo de tempo e dinheiro: enquanto um novo talento não chega para ocupar o cargo, alguma outra pessoa, nem sempre competente o suficiente, é que vai ocupar a vaga pendente.  

No caso de um colaborador eficiente, ele poderia colaborar mais com a empresa se estivesse focado apenas na sua função. Ou seja, quanto mais demorar uma contratação, mais oportunidades de criar receita a empresa perde.  

Confira 5 dicas para otimizar as contratações na sua empresa

1. Recicle recrutamentos anteriores

Que tal retomar contato com os perfis mais interessantes do último recrutamento para uma vaga anterior com os mesmos pré-requisitos? 

Para isso é importante ter dados organizados e que possam ser acessados rapidamente nos casos de necessidade de uma nova seleção de talentos. 

Dessa forma, além de diminuir o tempo de contratação, você evita perder seu tempo e/ou da equipe buscando novos perfis interessantes.  

2. Retorne com feedbacks aos candidatos 

De acordo com pesquisas realizadas pelo Linkedin, o feedbackaumenta em até quatro vezes as chances dos entrevistados de se candidatarem novamente à vagas sua empresa. 

Se você não sabe como fazer o feedback de entrevista para os candidatos, fique tranquilo! Para ajudar, criamos o Guia de Feedback de Entrevista. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.

3. Organização evita perda de tempo 

É essencial um banco de dados organizado por matrizes de competência. Isso facilita para você  e/ou para sua equipe encontrar os entrevistados que mais atenderam às necessidades da vaga.  

Inclusive, é possível registrar avaliações anteriores e pretensões salariais de seus candidatos. 

4. Elimine a burocracia 

Caso a sua empresa seja do tipo que exige mil assinaturas e papéis a cada nova abertura de vaga, organize métodos automatizados e tecnológicos para que essa prática seja eliminada da cultura da empresa. 

Afinal, é em você que chegará a cobrança de agilidade nos processos de recrutamento. 

5. Execute apenas uma vez e garanta que sua equipe não perca tempo. 

Algumas vezes é comum encontrar tarefas duplicadas sendo feitas por mais de um membro da equipe, ou pior, por vários ao mesmo tempo. 

As situações mais comuns são:  

  • Publicação de vagas: se você não possui uma plataforma que te ajude a publicar as vagas, cada novo canal de divulgação será um trabalho adicional para seus recrutadores. Além disso, a coleta de currículos, e seleção de candidatos também pode virar retrabalho. 
  • Acompanhamento de métricas: com tantos números sendo reportados, os recrutadores muitas vezes se veem preenchendo diversas planilhas de controle. 

Dica: use uma plataforma de processo seletivo e vagas

Uma plataforma de recrutamento elimina o preenchimento de planilhas e permite análises mais profundas de seus dados. Isso facilita o seu processo de recrutamento, reduz o tempo de contratação e te ajuda a fazer um processo seletivo mais assertivo. 

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