Selecionamos as melhores ferramentas de gestão remota do mercado para descomplicar a sua vida profissional.
Com as inúmeras ferramentas de gestão remota disponíveis na internet, manter a produtividade da sua equipe é mais simples do que você imagina!
Gerenciar equipes à distância é uma prática cada vez mais comum, já que o trabalho remoto oferece redução de custos para as empresas e mobilidade aos profissionais. Além disso, faz parte do lifestyle que os talentos da atualidade mais desejam seguir.
- 49% dos brasileiros sonham em trabalhar remotamente – Pesquisa Ipsos;
- 50% dos profissionais do mundo que trabalham parcialmente à distância querem aumentar as horas de trabalho em home office;
- 60% esperam fazer isso integralmente – Pesquisa PGI Global.
Ou seja, saber como realizar uma gestão remota eficiente é uma habilidade profissional essencial para a carreira dos gestores da atualidade. Além disso, o que era tendência de mercado, se transformou em uma necessidade emergencial com a chegada da COVID-19.
O isolamento social levou milhões de profissionais a trabalharem no modelo home office, deixando alguns líderes preocupados em como manter a equipe motivada durante a quarentena.
Quais são as melhores ferramentas para fazer gestão remota?
Tenha em mente que, para liderar equipes à distância, você precisa se manter atento a três fatores: a comunicação, a colaboração e a produtividade dos times.
Esses são os maiores desafios dos gestores no cenário atual, mas calma! Nós selecionamos as melhores ferramentas de gestão online do mercado que vão garantir que a rotina da sua equipe se mantenha organizada, criativa e, principalmente, produtiva.
Ferramentas para reuniões online
Google Hangouts Meet: a plataforma do Google é umas das melhores ferramentas de gestão remota por videoconferências para equipes, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo ou extensão.
Microsoft Teams: criado pela Microsoft, o aplicativo oferece espaços seguros para reuniões e trocas de mensagens. Também é possível compartilhar sua tela com os demais participantes, o que ajuda nas apresentações.
Jitsi Meet: o serviço oferece as mesmas ferramentas que as plataformas acima, com a vantagem de poder desfocar o fundo da sua webcam. Nem sempre dá tempo de arrumar a bagunça, não é mesmo?
Quando uma reunião não é necessária!
Você conhece aquela frase que diz: aquela reunião poderia ter sido um e-mail? Pois é, com a rapidez das informações e da tecnologia, agora um e-mail poderia ter sido uma mensagem de whatsApp.
Utilize o WhatsApp for Business para envios em massa de mensagens aos colaboradores da sua empresa. A ferramenta também permite a criação de grupos, onde é possível discutir sobre algum projeto ou enviar referências e documentos.
Old School, só que não!
Lembre-se, o bom e velho telefone ainda é a melhor forma de falar rapidamente e com clareza, com algum colaborador.
Ferramentas online de colaboração entre as equipes
G Suite: O grande diferencial do G Suite é a sua capacidade de concentrar todas as soluções criadas pelo Google em uma única plataforma. Você pode armazenar dados, editar documentos coletivamente e fazer reuniões online.
Slack: a plataforma permite conversas entre grupos e também a criação de janelas privadas para membros de um mesmo grupo. É a plataforma mais informal da lista e lembra o Whatsapp, só que traz o vídeo como principal ferramenta. Em sua versão gratuita, o Slack mostra as últimas 10 mil mensagens e tem armazenamento de 5GB.
Work Place: ideal para compartilhar arquivos, solicitar e oferecer feedbacks, comunicar-se com a equipe, organizar e transmitir reuniões.
Ferramentas para gerenciar as tarefas e a produtividade da equipe à distância
Asana: além de monitorar conversas e projetos, oferece serviços de gestão remota: como a divisão de tarefas, os prazos totais e os níveis de prioridade de cada uma delas.
Azeendo: oferece uma visão colaborativa, onde todas as tarefas da equipe são agrupadas, assim como uma visão pessoal das tarefas, o que permite a cada colaborador organizar a sua própria lista de afazeres.
Monday: de fácil acesso, permite o monitoramento constante do desempenho das equipes e dos colaboradores, individualmente. Também oferece relatórios e análises que podem colaborar com métricas operacionais. Também é possível configurar a plataforma para as regras e políticas específicas da empresa.
Trello: um dos mais populares, oferece organização de tarefas, individuais e em equipe. Seu funcionamento básico consiste em quadros, incluindo objetivos, que são distribuídos entre colunas. Possui muitas opções de customização e pode se adaptar conforme as demandas de cada usuário.
I Done This: A plataforma funciona como um gestor de relatórios de atividades executadas. Ao final do dia, ele reúne tudo o que foi feito em um e-mail com o trabalho da equipe. Com os relatórios, é possível analisar o que foi feito no dia e o que ainda precisa ser feito, incluindo motivos de atrasos e imprevistos.
Pode ser que você precise…
Com tantas novas plataformas, mais senhas precisam ser lembradas. Para facilitar a sua vida o Last Pass armazena todas as credenciais em um único lugar, deixando-as acessíveis para toda a equipe.
Caso você trabalhe com muitos contratos, o Camscanner faz a digitalização de documentos — basta tirar uma foto com a câmera do celular e o aplicativo configura a página e faz as devidas correções na imagem para que o texto fique legível. Após os ajustes, é possível enviar os arquivos para o Dropbox, funcionando com um backup na internet.
Se você quer mais dicas sobre como lidar com equipes remotas, não deixe de e-book sobre Gestão Remota sobre Gestão Remota – tudo que um gestor precisa para liderar à distância.
Viu só como é fácil? Agora é só pesquisar e escolher as ferramentas que mais se encaixam no perfil da sua empresa. Mas, lembre-se, nem só de organização se faz uma equipe produtiva!
O lazer também é essencial, ainda mais agora que estamos isolados, concorda?. Que tal escolher uma das plataformas de reunião online e marcar um happy hour descontraído com o seu time na sexta-feira?
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